Carlos Miguel garante a vitória do Corinthians sobre lanterna paraguaio

Se o importante é vencer e não interessa de que forma, como apregoam os pragmáticos, o Corinthians cumpriu a missão com louvor no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, pela quarta rodada do grupo F da Sul-americana. O time venceu o Nacional por 2 a 0, gols de Yuri Alberto e Matheusinho na etapa final, e segue na briga pela classificação direta às oitavas de final.

Mas se a Fiel olhar para o futuro, deve colocar um rinoceronte atrás da orelha. O Corinthians encarou o lanterna da chave, e do Campeonato Uruguaio, e passou por maus momentos. Tanto que o gigante Carlos Miguel foi o melhor em campo, com incríveis defesas, principalmente no segundo tempo. E ainda viu uma bola bater na trave na etapa inicial. O goleiro tem se transformado na grande figura do time desde que substituiu Cássio. Um paredão! 

Sem algum titulares, o gajo António Oliveira armou o meio de campo com Paulinho à frente dos zagueiros e Breno Bidon e Guilherme Biro pelos lados. Uma negação. Paulinho deixou muitos espaços e foi facilmente envolvido pelo limitado Nacional. Biro não marcou, nem armou. Decepcionou mais uma vez. Resultado: o garoto Bidon teve que correr por três. 

Já o ataque viveu de lampejos de Wesley. Inoperante, o Corinthians foi dominado pelo adversário, que explorou as descidas pelo setor direito – Hugo é um convite a grandes emoções. Aos 21, obrigado São Jorge: Diego Duarte recebeu livre e acertou a trave.

Apesar do tico-tico sem fubá da fase inicial, inexplicavelmente António Pereira na mexeu no time no intervalo. Melhor armado, o Nacional começou a dar trabalho para Carlos Miguel, até que o patrício acordou no banco e colocou Yuri Alberto no lugar de Mosquito. Romero, inútil como centroavante, foi para a ponta. Matheusinho também entrou. Saiu Biro. 

O Corinthians cresceu e Yuri abriu o placar aos 29. Romero cruzou e o artilheiro tocou de cabeça para a rede: 1 a 0. O Nacional partiu para o tudo ou nada, mas parou nas luvas de Carlos Miguel. Nos acréscimos, Tiago Caballero foi expulso. E na sequência, Matheuzinho ampliou para o Corinthians. O jogador saiu machucado por sentir uma lesão na hora do chute. 

O time corintiano pulou para a vice-liderança do grupo F, agora com sete pontos. No outro jogo da rodada, o Racing do Uruguai superou o Argentinos Juniors assumiu a ponta com oito. Os hermanos têm seis, e o Nacional, um. Apenas o primeiro avança direto às oitavas. Na próxima terça, o Corinthians encara o Argentinos no Itaquerão, minha casa minha vida.

Urubu dá vexame

O Flamengo apanhou do Palestino por 1 a 0, no Chile, e se complicou no grupo E da Libertadores. O Rubro-negro caiu para a terceira colocação, com quatro pontos, e saiu da zona de classificação. O Palestino está em segundo, com seis. O Bolívar lidera com nove e tem um jogo a menos. O Millonarios carrega a lanterna, com um. Cornejo marcou o gol dos chilenos no segundo tempo. O Flamengo voltou a jogar mal. O ambiente no ninho do Urubu deve ferver. Foi a segunda coça do Flamengo em quatro rodadas da fase de grupos da Libertadores. A última vez que o clube havia sido derrotado duas vezes na primeira fase da competição foi em 2012. Além disso, chegou a sete jogos sem vitórias fora de casa — pior sequência como visitante no torneio.

Na Argentina, pelo grupo G, o Galo bateu o Rosario Central por 1 a 0, gol de Paulinho, e garantiu vaga antecipada nas oitavas de final. Tem 100% de aproveitamento: quatro vitórias em quatro jogos e 12 pontos. 

Libertadores – 4ª rodada

Rosario Central 0 x 1 Galo

Palestino 1 x 0 Flamengo

Quarta-feira

Huachipato x Grêmio (adiado) 

21h30 Botafogo x LDU Quito

21h30 Cobresal x São Paulo

Quinta-feira

19h00 Liverpool x Palmeiras

21h00 Colo-Colo x Fluminense

Sul-americana – 4ª rodada

Nacional 0 x 2 Corinthians

Deportivo Real x Saci colorado (adiado)

Alianza Petrolera 0 x 3 Raposa

Quarta-feira

19h00 Rayo Zuliano x Furacão 

21h00 Potosi x Fortaleza 

21h00 Cuiabá x Metropolitanos

Quinta-feira

21h00 Bragantino x Racing 

Pitaco do Chucky

Sem chorumelas: politicanalha, chocadeira de ovos de serpente.

Borussia, 11 anos depois

O Borussia Dormund despachou o PSG nas semifinais da Champions. O time alemão venceu por 1 a 0, gol de Hummels no segundo tempo, volta à decisão do torneio após 11 anos. O Borussia precisava apenas de um empate no Parque dos Príncipes, já que havia derrotado os franceses na Alemanha também por 1 a 0. A equipe decidirá o título contra o ganhador de Real Madrid x Bayern de Munique (o duelo será nesta quarta). O grito de campeão sairá em 1° de junho, no templo de Wembley. Em 2012/13, o Borussia perdeu o caneco para o Bayern. O embate marcou a despedida de Mbappé do Paris Saint-Germain na Champions. O atacante deve se transferir para o Real Madrid sem realizar o sonho de conquistar o título para o PSG, que mandou quatro bolas na trave.

Darth Vader

Segurança pública em São Paulo: democrática e legalista ou novo esquadrão da morte?

Circo bola murcha

Sensível à catástrofe que domina o Rio Grande do Sul, o Circo Brasileiro de Futebol decidiu murchar a bola nas competições masculina e feminina que organiza, mas apenas dos jogos dos times gaúchos e até o dia 27. Na série A, Grêmio, Saci colorado e Juventude ficarão sem entrar em campo. Para o poderoso chefão, o paraquedista Ednaldo Rodrigues, e sua trupe, o espetáculo não pode parar, apesar da situação caótica em que se encontra o RS, mergulhado numa enchente que já provocou mais de 80 mortes e deixou milhares de desabrigados. Alagado, o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, ficará sem operar até o dia 30. O Beira-Rio e a Arena do Grêmio também estão inundados. Por que não suspender as duas próximas  rodadas? Os embates adiados: 

Galo x Grêmio 

Saci colorado x Juventude (um pelo Brasileirão e dois pela Copa do Brasil) Fluminense x Juventude

Cuiabá x Saci

Grêmio x Bragantino

Flamengo x Grêmio 

Saci x São Paulo

Juventude x Vitória

Grêmio x Operário (Copa do Brasil)

Furacão x Ypiranga-RS (Copa do Brasil) 

Sugismundo Freud

As orações sobem, as bênçãos descem.

Um gol ou uma vida?

Do meia santista Giuliano, defendendo a paralisação do Brasileiro por causa da tragédia no Rio Grande do Sul: “Eu indago as pessoas a pensar: qual o preço de uma vida? Será que um gol paga o preço de uma vida? Então, é um momento de reflexão para o futebol brasileiro, de que nós temos que ser solidários. O futebol está em segundo plano. Nós temos que amar o ser humano, e isso nós podemos fazer. Não sei se é a federação, os jogadores ou os clubes, mas acho que é válida uma parada para a reconstrução psicológica dos jogadores, das pessoas que sofreram, até que tenha condições de voltar o campeonato.” Bingo!

Caiu na rede

Dia sim e outro também, a corrupção cresce no Corinthians.

Tirolesa

***** Sub-40: depois de Ganso, Marcelo, Cano, Felipe Melo e Renato Augusto, o Fluminense anunciou a contratação de mais uma jovem promessa: o zagueiro Thiago Silva, 39 anos. Ele volta às Laranjeiras após 16 temporadas. Revelado em Xerém, Thiago Silva se destacou no Milan, PSG e Chelsea, além de defender a amarelinha desbotada em quatro Copas. Ele assinou até junho de 2026. O zagueiro terá condições de jogo a partir da 18ª rodada do Brasileirão e poderá disputar as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil, se o time conseguir a classificação nas duas competições. 

***** Xilindró: o ex-corintiano Jô, atualmente no Amazonas, deixou a cadeia após passar a noite preso por falta de pagamento de pensão alimentícia. A Justiça acatou o pedido de soltura da defesa do jogador, detido em Campinas antes da partida com a Ponte, segunda-feira. Jô pagou o que devia.

***** O atacante Neymar, do Al-Hilal, mandou seu avião particular com mantimentos para ajudar a população desabrigada pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Neymar também gravou um vídeo para a campanha lançada pelo Circo Brasileiro de Futebol de arrecadação de fundos para os gaúchos. O Instituto Neymar Jr., criado e financiado pelo camisa 10, está recolhendo doações em sua sede, em Praia Grande, no litoral norte de São Paulo.

Dúvida pertinente

Tite a caminho do seguro desemprego?

O que você achou?jr.malia@bol.com.br