Molecada entra e garante virada da amarelinha desbotada contra tchecos; ‘profertite’ mais sossegado

Gabriel Jesus Brasil x República Tcheca
Gabriel Jesus entrou e marcou dois gols

O ‘professor’ Tite respira aliviado. A amarelinha desbotada derrotou a República Tcheca por 3 a 1, de virada, no estádio Eden Arena, em Praga, no último amistoso antes de convocar o time para a Copa América. A equipe brasileira voltou a mostrar um futebol de segunda categoria no primeiro tempo, quando os tchecos abriram o placar.

A equipe europeia, 44º no ranking da mamãe Fifa, entrou com o moral lá embaixo, vindo de uma goleada de 5 a 0 para a Inglaterra, na Eurocopa. O time brasileiro só melhorou após o ‘profertite’ recorrer aos moleques Everton Cebolinha, David Neres e Gabriel Jesus. Que enlouqueceram os tchecos e garantiram a virada.

Os únicos aplausos à amarelinha desbotada no primeiro tempo nasceram num fair play, na devolução de uma bola aos tchecos.

O canarinho conseguiu a proeza de voar pior do que no medíocre empate em 1 a 1 com a frágil equipe do Panamá.

A equipe não funcionou nem individual nem coletivamente. Muitas vezes, lembrou um bando correndo atrás de um balão perdido.

Lenta e sem um pingo de criatividade em todos os setores, a seleção de Tite foi dominada pela limitada República Tcheca, muito mais objetiva em campo.

Aos 36, um merecido prêmio a quem se comportou melhor, marcou sempre com eficiência e tirou proveito da apatia do adversário. Alex Sandro e Richarlison falharam na saída de bola. Masopust aproveitou e tocou para o meio. Marquinhos não cortou e Pavelka conferiu, com um belo arremate da entrada da área.

“Eu acho que o futebol brasileiro está contaminado, muito por conta dos treinadores. O jogador perdeu a ginga porque fica preso ao esquema tático. Vou dar um nome: o futebol brasileiro sofre contaminação tática”, fuzilou o ex-jogador e comentarista Casagrande na plim-plim.

No alvo. ‘Extremos desequilibrantes’, ‘performar com o resultado’, ‘sinapses no último terço’ e outras baboseiras do ‘titês’ certamente estão embaralhando ainda mais o já sofrível ludopédio nacional.

Na etapa final, o ‘professor’ Tite decidiu recorrer ao futebol moleque e pimba na caxirola: a equipe cresceu de produção e virou o placar.

Primeiro, colocou Everton Cebolinha no lugar de Lucas Paquetá. Depois, sacou Richarlison e pôs David Neres. Já o menino Jesus substituiu Philippe Coutinho. Também trocou Casemiro por Arthur.

O empate aconteceu aos 3. Thiago Silva lançou da defesa, Selassie ganhou de Richarlison, mas errou ao recuar e deu de presente para Firmino. O atacante do Liverpool agradeceu e estufou a rede.

Pouco depois, sua senhoria, o assoprador de apito romeno Ovidiu Hategan, poderia ter complicado a vida brasileira, porém ignorou uma cotovelada de Alex Sandro num tcheco e não mostrou o cartão vermelho.

A amarelinha desbotada partiu para definir a partida, usando muito bem a velocidade pelas pontas. No entanto, perdeu boas oportunidades e só conseguiu respirar aos 37. Em rápido contra-ataque, David Neres recebeu de Danilo e rolou para Jesus marcar o segundo.

Na bacia das almas, mais precisamente aos 44, David Neres entregou na área para Everton Cebolinha, que passou a Jesus: 3 a 1, vitória garantida. E mais refresco para o ‘profertite’ preparar a amarelinha desbotada para a Copa América.

O time estreará em 14 de junho, em São Paulo, contra a Bolívia. A chave tem ainda Venezuela e Peru. Argentina, Catar, Colômbia e Paraguai integrarão o Grupo B, enquanto Chile, Equador, Japão e Uruguai ficarão no C. A final será em 8 de julho, no ‘new’ Maraca. A convocação acontecerá em 17 de maio. Antes do pontapé estão programados dois amistosos: um contra o Catar e outro ainda indefinido.

O que você achou? jr.malia@bol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s