Campeão Grêmio só empata e Raposa cai de quatro na abertura da Libertadores

O Grêmio saiu na frente com um gol de Maicon, mas cedeu o empate

A participação brasileira na Libertadores começou a mil por hora. Noves fora, um rush sensacional entre tartarugas. Dos seis pontos em disputa, apenas um conquistado, graças ao empate (1 a 1) do Grêmio contra o apenas esforçado Defensor.

Já a Raposa tropeçou diante do Racing, mais precisamente nas chuteiras do jovem Lautaro Martínez, autor de três dos quatro gols da equipe argentina no triunfo por 4 a 2.

Apesar de ter enfrentado um adversário tecnicamente inferior, o Grêmio faturou apenas um ponto no embate com o Defensor. O atual campeão da América procurou se impor desde os primeiros minutos no acanhado estádio Luis Frazini, em Montevidéu, diante de uma pequena torcida.

O imortal teve mais posse de bola, porém se perdeu diante da forte marcação dos uruguaios, que armaram uma linha de cinco e outra de quatro a fim de bloquear as investidas gaúchas. Obtiveram sucesso.

O Grêmio simplesmente não criou nenhuma jogada perigosa na etapa inicial. Insistiu muito pelo meio e facilitou o trabalho do Defensor. Quando tentou jogar pelas laterais, principalmente pela direita, pouco conseguiu, já que Watson esteve mal. Pior: permitiu boas avançadas dos uruguaios por seu setor.

No segundo tempo, o ‘professor’ Renato Gaúcho sacou Watson e colocou Alisson, passando Ramiro para a lateral. Depois, tirou Jailson, recuou Cícero (nulo como falso nove) para o meio de campo e escalou Jael no ataque.

A equipe gremista melhorou ofensivamente e, aos 35 minutos, conseguiu superar a barreira uruguaia, com um gol de Maicon. O capitão deu uma cavadinha para Jael e a bola sobrou para Everton finalizar. Maulella salvou em cima da linha. Maicon recuperou e estufou a rede de Reyes.

Quatro minutos depois, a zaga gremista falhou em cobrança de escanteio e Maulella conferiu de cabeça, garantindo o empate para o Defensor. Uruguaios e brasileiros dividem a segunda colocação do grupo 1, com um ponto. O líder é o Cerro Porteño, que bateu o Monagas, da Venezuela, por 2 a 0, fora de casa.

O Grêmio tentará quebrar um tabu na Libertadores deste ano. Desde 2001, nenhum time levantou o caneco duas vezes consecutivas. A última façanha pertence ao Boca Juniors. Em 2000, os hermanos fizeram a festa em cima do Palmeiras; no ano seguinte, despacharam o Cruz Azul, do México. Dois brasileiros chegaram ao bi: o soberano Tricolor (1992/93) e o Peixe (1962/63).

Lautaro Martinez, a estrela do jogo, com três gols na Raposa

Em Avellaneda, a Raposa caiu de quatro diante do Racing. A grande estrela da partida foi Lautaro Martinez, 20 anos, com três gols – Solari assinalou o quarto tento dos argentinos. Arrascaeta e Robinho marcaram para o pão de queijo no El Cilindro.

Com a vitória, o Racing assumiu a ponta do grupo 5, com três pontos. A Raposa tem zero. Os outros times da chave, Vasco e Universidad de Chile, estrearão apenas em 13 de março, no porto de São Januário.

O time mineiro sofreu um duro golpe logo a seis minutos de jogo. O centroavante Fred sentiu uma lesão na panturrilha direita e foi substituído por Sobis. Aos 13, Lautaro Martinez abriu o placar. A Raposa empatou com Arrascaeta, aos 29. Na bacia das almas do primeiro tempo, Lautaro fez o segundo dos hermanos.

Na etapa final, depois de Rafinha acertar a trave do Racing, Lautaro assinalou o terceiro. Em cobrança de falta, Robinho diminuiu. Aos 31, Solari, que havia acabado de entrar, fez o quarto gol. Havia oito jogos que o Cruzeiro não perdia, todos pelo Mineirinho. A defesa tinha sofrido apenas um gol.

O que você achou? jr.malia@bol.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s